Blog de projecto de I&D. Informação noticiosa para a comunidade online adequada ao publico sénior.


renato-costa @ 20:57

Qua, 12/10/11

Estudar e planear a área de disponibilização de informação noticiosa adequada ao público sénior online.
Porque escolhi este tema?
A escolha do tema para a minha dissertação não foi alvo de grandes indecisões. Apesar de, durante o meu percurso académico, sempre ter tido a ideia de desenvolver um projeto em contexto empresarial, após ter analisado cuidadosamente todas as propostas a minha atenção recaiu no projeto SEDUCE, colocando em segundo plano a "ideia inicial".
No último semestre tive a oportunidade de escrever um shortpaper no âmbito da unidade curricular de Narrativas e Jogos Interativos, sobre o "Impacto da Nintendo Wii em Utilizadores Seniores". Como tal, levei a cabo um estudo de campo para analisar algumas questões relacionadas com os benefícios de contexto físico, psicológico e social que a consola pode trazer a este tipo de utilizadores mais velhos. Posso dizer que, apesar de não ter sido um estudo muito extenso, despertou bastante o meu interesse para esta temática. A informação e a tecnologia devem estar ao acesso de todos, pelo que me interessa investigar a melhor forma para que isso seja possível.

Possíveis títulos para a investigação?
# O acesso à informação digital nas comunidades sénior.
# Organização de informação noticiosa online para uma comunidade de seniores.
# Proposta de organização da área de informação noticiosa online adequado ao público sénior.

Gonna do's
O objectivo do meu trabalho passa por investigar e compreender a forma mais adequada para permitir o fácil acesso do utilizador sénior à informação noticiosa em contexto de media tecnologica. Pretendo estudar questões relacionadas com a literacia destes utilizadores, conteúdo semântico da informação, organização da informação, e perceber qual a melhor forma para a apresentar. Pretendo investigar questões de usabilidade e design de interação.

Not gonna do's
O projeto SEDUCE compreende cinco áreas de serviços diferentes: informação noticiosa; comunicação (síncrona e assíncrona); entretenimento; acesso e partilha de informação; e informação sobre saúde. No entanto, pretendo focar a minha investigação apenas na primeira destas áreas, sendo que as restantes são alvos de investigação de outros membros do projeto.

Perhaps i'll do
Devido aos avanços tecnológicos que têm vindo a acontecer nos últimos anos, o acesso geral à informação é cada vez mais fácil. No entanto, para algumas pessoas, maioritariamente as mais idosas, é possível que este progresso seja mesmo limitador. Falamos de utilizadores que experimentam diversas dificuldades associadas à  idade, como a diminuição da acuidade visual e da capacidade auditiva, bem como alterações a nível de controlo motor.
Apesar destes aspectos serem absolutamente fundamentais no desenvolvimento de qualquer produto multimédia para a pessoa idosa, é igualmente importante estudar os processos cognitivos do idoso durante a utilização de ambientes virtuais. Os métodos de aprendizagem destas pessoas davam-se de uma forma completamente diferente dos actuais, pelo que as lembranças e representações mentais durante a utilização de novas tecnologias podem ser influenciadas.
Estes são aspectos que terei em consideração na realização da dissertação, mas penso que talvez possa abordar mais de perto o factor cognitivo da pessoa sénior aquando da utilização de um produto multimédia, de forma a perceber as implicações que tem no desenvolvimento de um portal de informação, como é o caso.

Don't have clues
Como já estou a publicar esta actividade com algum atraso, neste momento já tenho tudo relativamente claro no que diz respeito àquilo que pretendo investigar e ao percurso que terei de seguir. Há umas semanas atrás poderia dizer que não tinha bem a noção por onde começar o meu trabalho.


Até breve.



Anónimo @ 16:26

Dom, 13/11/11

 


Se és jogador(a) de Wii, envia os teus records para o site
www.wii-records.com
e ajuda Portugal a subir no ranking.
Divulga pelos teus amigos.