Blog de projecto de I&D. Informação noticiosa para a comunidade online adequada ao publico sénior.


renato-costa @ 23:23

Qui, 10/11/11

Depois de analisar as diversas referências bibliográficas que têm estado presentes no decorrer desta fase da minha investigação e de pensar bem sobre aquilo que realmente é pretendido com a mesma, consegui, com a ajuda da Prof. Ana Veloso, chegar ao índice daquilo que será o enquadramento teórico.
Foi estruturado em quatro capítulos. Muito sucintamente, no primeiro capítulo pretendo abordar questões exclusivamente relacionadas com o cidadão sénior, nomeadamente aspectos demográficos, com análise de estudos estatísticos, bem como aspectos sobre o envelhecimento (fisiológicos, psicossociais, etc.). 
No segundo capítulo terão lugar questões tecnológicas, que servem como ponte para o acesso deste tipo de utilizadores à informação digital (infoinclusão, projectos para seniores já existentes).
Tendo em consideração que grande parte da minha investigação diz respeito à própria informação noticiosa, no terceiro capítulo pretendo abordar as ciências da informação (modelos, paradigmas, etc.), nomeadamente a organização da informação e a informação noticiosa online (webjornalismo, jornalismo online, ciberjornalismo, etc.).
No quarto e último capítulo, serão abordadas questões sobre design de interfaces (design for all, user centred design, usabilidade, acessibilidade, etc.).


1. Sénior
    1.1. Aspectos demográficos
    1.2. Envelhecimento

2. O sénior e as TIC
    2.1. Comunicação mediada por computador (CMC)
    2.2. Comunidades sénior online
    2.3. O acesso à informação digital por parte do cidadão sénior

3. Ciências da informação
    3.1. Organização da informação
    3.2. Informação noticiosa online

4. Design de interfaces adequadas ao cidadão sénior
    4.1. Metodologias de desenvolvimento
    4.2. Linhas orientadoras


Até breve.